IFMA em Colinas: audiência pública define eixos tecnológicos e cursos

Fonte: Ascom IFMA

Na sexta-feira, 19, uma audiência pública realizada no auditório do Centro de Estudos Superiores de Colinas (CESCO) apresentou os eixos tecnológicos e cursos técnicos escolhidos pela sociedade civil e previstos para serem ofertados no campus do Instituto Federal do Maranhão, no município. A solenidade contou com a participação de 486 pessoas, sendo 414 estudantes.

O processo de implantação do campus do IFMA em Colinas teve início em 2012. A princípio, seria instalado um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), mas a partir de esforços conjuntos do Instituto e da Prefeitura Municipal, foi viabilizda a construção de um campus, num terreno de cinco hectares doado pelo município. “Esse é um momento importante para definir os eixos, áreas e cursos que estaremos oferecendo para a população de Colinas e região. É fundamental que a comunidade tenha voz nesse processo. Novos horizontes virão; novos frutos virão!”, destacou o reitor do IFMA, Roberto Brandão.

“Um campus do IFMA vai mudar a realidade do nosso povo. Teremos aqui um centro referencial de ensino”, afirmou o prefeito de Colinas, Antônio Carlos. Da mesma forma, a secretária municipal de Educação, Mauricélia Carneiro, apontou a importância do momento. “Colinas está em festa! Os cursos trarão para nossa cidade profissionais competentes e qualificados”, avaliou.
Jairo Henrique Pereira, presidente da Associação Comercial de Colinas, acredita que a oferta de cursos técnicos vai ajudar os jovens a desenvolver habilidades exigidas nas diferentes carreiras. “Os cursos elencados foram os mais importantes para a nossa realidade. De imediato, vocês serão inseridos no mercado de trabalho”, analisou.
Carlos Eduardo Guimarães, estudante do 3º ano do Ensino Médio e um dos relatores do segmento “Estudantes” manifestou sua satisfação com a chegada do IFMA a Colinas. “Os jovens daqui não vão mais precisar se deslocar para dar continuidade aos estudos. A qualificação vai proporcionar um aumento na oferta de emprego e oportunidades”, comentou.

Metodologia da Audiência

A audiência pública realizada na sexta-feira marca a culminância de um processo de mobilização dos estudantes e da sociedade civil de Colinas. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMA, Agenor Filho e pela chefe do Departamento de Políticas Especiais da Pró-Reitoria de Ensino, Alice Cadete.
A equipe aplicou questionários para a definição dos eixos temáticos e cursos e dividiu o público-alvo em três segmentos: profissionais da Educação, estudantes e sociedade civil. Os eixos mais votados por cada segmento foram Meio ambiente, saúde e segurança; Gestão e negócios; e Recursos naturais. Após essa fase, o IFMA vai realizar a tabulação dos dados e os trâmites necessários para a instalação definitiva do campus.

Inicialmente, os cursos funcionarão no prédio do CESCO. O reitor estima que dentro de trinta dias seja lançado o edital de licitação para a edificação do novo campus.

Jatobá: Rubens Junior é ovacionado

O federal de todos nós, Rubens Pereira Jr., participou de uma grande carreata na cidade de Jatobá. Ao lado dos vereadores Ronaldo e Cutia, Dr Gerson e o líder politico Louro, Rubens Jr.  foi bastante prestigiado.

A cidade foi tomada pelo “vermelho da esperança” e milhares de pessoas seguiram em carreata pelas ruas da cidade.

Após o evento, a caravana da mudança seguiu para a cidade de Fortuna, onde foi recebida por uma multidão.

Ibope mostra crescimento de Flávio Dino e queda de Lobão Filho

G1 Maranhão

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (20) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo do Maranhão:

Flávio Dino (PC do B) – 48% das intenções de voto
Lobão Filho (PMDB) – 27%
Outros – 1%
Branco/nulo – 8%
Não sabe/não respondeu – 16%

No levantamento anterior, no dia 6 de setembro, Flávio Dino tinha 42% e Lobão Filho, 30%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Mirante.

Rejeição
A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Confira abaixo:

- Lobão Filho: 31%
– Flávio Dino: 13%
– Os demais candidatos apresentam índices que variam entre 6% e 10%.
Poderia votar em todos: 9%
Não sabe ou não respondeu: 38%

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) sob o número MA-00052/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo No BR-00696/2014.

Colinas: Marcio Jerry confirma vinda de Flávio Dino no próximo sábado(13)

Marcio Jerry anuncia vinda de Flávio Dino á Colinas

O Coordenador de Campanha do candidato Flávio Dino, Marcio Jerry, confirmou a vinda do candidato no próximo sábado para Colinas(13). Uma grande caminhada marcará o reencontro de Flávio com o povo de Colinas. Abaixo Marcio Jerry convoca os colinenses:

Caros amigos e amigas de nossa querida Colinas,

É com muita alegria que confirmo a tod@s que chegou o grande dia: sábado próximo, dia 13, às 18 horas, a caravana da MUDANÇA no Maranhão estará em nossa cidade.
O próximo governador Flávio Dino, o próximo vice governador Carlos Brandão, o nosso senador Roberto Rocha, candidatos a deputado federal e estadual, estaremos juntos com nossas lideranças para um grande ato político reforçando a campanha vitoriosa que dará fim ao longo ciclo oligárquico que atrasa o Maranhão.
Será um ato de todos. De todos que querem um Maranhão diferente. Não importa a que grupo político pertença ou simpatize em Colinas. O que nos une nesse momento histórico é o Maranhão e a perspectiva de implantar um governo que ajude todos os municípios independente de cor partidária.
Vamos proclamar a república em nosso Maranhão.
Aguarde o nosso ato de sábado, participe, mobilize. Estamos caminhando firmes para a vitória. VENCEREMOS !
Abraço a tod@s, até sábado.
Márcio Jerry Saraiva Barroso

Denuncias de Ex-Diretor da Petrobrás podem aniquilar candidatura de Edinho Lobao

(Revista Veja)

Antes de aceitar o acordo de delação premiada, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa antecipou o efeito devastador de suas denúncias: “Se eu falar, não vai ter eleição”. Temendo sair como o único prejudicado após as revelações de propina e corrupção dentro da estatal, o executivo decidiu relatar à Polícia Federal como e com quem agiu – e, conforme VEJA revelou na edição desta semana, trouxe uma lista de três governadores, seis senadores, um ministro de Estado e pelo menos 25 deputados federais que embolsaram ou tiraram proveito de parte do dinheiro roubado dos cofres da estatal. As denúncias atingem, direta ou indiretamente, ao menos quatro candidaturas a governos estaduais. No Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Alagoas e Maranhão a corrida eleitoral deve ganhar novos contornos após ter nomes de candidatos ou herdeiros políticos citados por Costa.

O ex-diretor de Abastecimento agia em parceira com o doleiro Alberto Yousseff, considerado pivô do megaesquema de lavagem de dinheiro. Os dois comandaram a ação, descoberta na operação Lava Jato da Polícia Federal, com movimentação superior a 10 bilhões de reais, em que foram desviadas verbas da estatal para o bolso de políticos e partidos. O caso veio à tona em março deste ano e, com detalhes ainda mais contundentes revelados a um mês das eleições, deve incendiar ainda mais a campanha eleitoral.

Um dos envolvidos é o mais antigo deputado da Câmara dos Deputados e atual presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Para a sua primeira disputa ao governo potiguar, ele montou uma ampla base de apoio e conseguiu assumir a liderança nas pesquisas: tem, atualmente, 40% de intenções de voto, de acordo com o Ibope. O candidato se apressa para evitar que as denúncias respinguem sobre seu projeto eleitoral. “Nunca pedi nem recebi quaisquer recursos do Paulo Roberto Costa. As insinuações publicadas, de forma genérica e sem apresentar evidências sobre o meu nome, não podem ser tomadas como denúncia formal nem fundamentada”, disse, em nota, neste sábado. Alves afirmou ainda que não há provas contra ele e apontou para uma possível manipulação do episódio na campanha eleitoral.

Edinho Lobão, filho do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, apontado como um dos beneficiados pelo propinoduto da Petrobras. Edinho Lobão, filho do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, apontado como um dos beneficiados pelo propinoduto da Petrobras.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também compõe a extensa lista de nomes relatados pelo ex-diretor da Petrobras. Ele ainda está na metade do mandato e não é candidato no pleito deste ano — mas tem como projeto pessoal a eleição de seu herdeiro, o deputado Renan Filho, para o governo de Alagoas. Com o nome de um dos principais caciques alagoanos, Renanzinho, como é conhecido, lidera as pesquisas eleitorais e, se nada mudar, pode ser eleito logo em primeiro turno. Em meio às novas denúncias que envolvem o pai, ele tenta se desvincular do caso de corrupção. “Eu sou parlamentar e não posso falar sobre outros parlamentares. Eu não fui citado. Mudaria algo se eu tivesse sido. O candidato sou eu”, disse ao site de VEJA, fugindo de responder outras perguntas.

Outro herdeiro político que pode sofrer consequências pelo envolvimento do pai é o senador Lobão Filho (PMDB-MA), candidato ao governo do Maranhão. O ministro de Minas e Energia Edison Lobão agora será investigado pela PF com a delação de Costa, assim como a ex-governadora Roseana Sarney, também lembrada em depoimento. Os dois são os principais fiadores da campanha do senador peemedebista, o que dá ainda maior força à oposição em um Estado devastado após décadas da gestão Sarney. “Chega. Basta. Hora de tirar o Maranhão das páginas policiais. Essa gente enrolada com a Polícia Federal não pode continuar no governo”, disse, pelo Twitter, o candidato do PCdoB Flavio Dino. “Basta de escândalos com doleiros, lagostas e propinas”, continuou, evidenciando que o caso será incorporado à sua artilharia contra Lobão Filho.

No Rio de Janeiro, o candidato Luiz Fernando Pezão (PMDB) tem pela frente mais uma herança negativa de seu antecessor. O governo de Sérgio Cabral foi encerrado com altíssima taxa de rejeição e, agora envolvido nas denúncias da Petrobras, deve dar ainda mais margem para os adversários tentarem desqualificar a gestão peemedebista. “O que foi revelado ainda é muito pouco perto do que o Cabral vai ter de explicar nos próximos dias. Não há novidade de ele estar envolvido em casos de corrupção”, disse ao site de VEJA o também candidato Anthony Garotinho (PR), um dos mais duros oposicionistas a Cabral e Pezão. Na tentativa de abafar o caso, Pezão pediu calma para que as denúncias sejam apuradas e afirmou que “nunca viu Cabral pedindo um cargo em ministério”.

Pesquisa Exata/ TV Guará confirma ampla vantagem de Flávio Dino

Fonte: http://www.tvguara.com/portalguara/eleicoes2014/item/6114-pesquisa-exata-governador

Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), a TV Guará divulga nova Pesquisa de Intenção de Voto para as Eleições de 2014. A sondagem foi realizada pelo Instituto Exata entre os dias 23 e 28 de agosto, quando foram ouvidas 1.400 pessoas em 45 municípios maranhenses escolhidos aleatoriamente, mas contemplando as quatro regiões do estado e a ilha de São Luís. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Foram questionadas as intenções de voto para governador e senador; levantamento que foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o protocolo MA – 00038/2014;  também foi observada a intenção de voto para presidente da República, consulta que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR – 00482/2014.

A Pesquisa Exata/TV Guará – Fiema traz quatro sondagens distintas sobre a intenção de voto para governador do Estado: pesquisa estimulada, espontânea, cenário de segundo turno e rejeição.

Na consulta estimulada sobre a disputa para o Governo do Estado, o cenário não apresentou mudanças. O candidato com melhor desempenho, Flávio Dino (PCdoB), manteve os mesmos 30 pontos percentuais de vantagem sobre o seu principal oponente, Lobão Filho (PMDB). Na pesquisa anterior Dino aparecia com 56% das intenções de voto, agora tem 55%. Lobão Filho também caiu um ponto e agora tem 25%.

Na sondagem espontânea, Flávio Dino subiu de 30% para 34%. Lobão Filho que aparecia com 13% das intenções de voto, agora tem 14%. A pesquisa espontânea é aquela na qual não é apresentada a lista com o nome dos candidatos. Nesse caso o nome da governadora Roseana Sarney (PMDB) foi lembrado por 1% dos entrevistados.

Na consulta sobre a rejeição dos candidatos, Lobão Filho reduziu um ponto percentual, baixando de 39% para 38%. Flávio Dino também diminuiu sua rejeição de 16% para 15%.

Para Presidente

Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), a TV Guará divulga nova Pesquisa de Intenção de Voto para as Eleições de 2014.

Na sondagem sobre a intenções de voto do eleitor maranhense para presidente da República, a confirmação do nome de Marina Silva como candidata e a participação dela na propaganda eleitoral de Rádio e TV também causaram mudança significativa. Dilma Rousseff (PT) caiu de 64% para 57%. E enquanto Eduardo Campos, candidato do PSB que faleceu em acidente aéreo, tinha 7%; sua substituta, Marina Silva, alcançou 28% das intenções de voto.

A sondagem foi realizada pelo Instituto Exata entre os dias 23 e 28 de agosto, quando foram ouvidas 1.400 pessoas em 45 municípios maranhenses escolhidos aleatoriamente, mas contemplando as quatro regiões do estado e a ilha de São Luís. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento que foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR – 00482/2014.

Lula e o Maranhão

Por John Cutrim

O ex-presidente Lula parece não ligar muito para o sentimento da imensa maioria dos maranhenses, que segundo todas as pesquisas querem experimentar um outro ciclo político distinto do que há quase 50 anos dá as cartas no Maranhão. Ao pedir votos para Lobão Filho (PMDB), Lula agrada Sarney e desagrada a maioria do eleitorado maranhense, incluindo aquele da própria presidente Dilma em busca de reeleição.

Mais grave é que Lula parece não ligar muito para o destino dos maranhenses. Afinal, em 2010, ele promoveu um processo inédito de mudar no Diretório Nacional do PT uma decisão soberana e democrática do PT maranhense que decidiu se aliar a Flávio Dino, o mesmo Flávio Dino que agora é novamente enfrenta o grupo Sarney. E pra que serviram esses 4 anos de governo de Roseana ? O que mudou no Maranhão para melhor? Para que serviu o gesto de Lula violentando o PT? O Maranhão continuou à margem do Brasil, sustentando indicadores sociais sofríveis, na rabeira do Brasil. Lula, claro, é cúmplice direto desses 4 anos de tempo perdido para o Maranhão.

Talvez as novas pesquisas façam Lula pensar melhor. É que há informações nos bastidores, bem fundamentadas, de que Marina já aparece no retrovisor de Dilma aqui no Maranhão. Marina está com Flávio Dino, que tem aliados apoiando Dilma.

Ao vincular a campanha de Dilma à de Lobão Filho, Lula fica de bem com Sarney , mas causa inegável estrago na candidatura da atual presidente.

Atenção Cristãos: Paulinha Lobão apela para Bita do Barão

Fonte: http://lutaenoticia.blogspot.com.br/2014/08/edinho-lobao-apela-para-macumba-de-bita.html

Edinho Lobão apela para a Macumba de Bita de Barão para ganhar eleição no Maranhão

Apreensiva com o fiasco eleitoral do marido Edinho, a apresentadora Paulinha Lobão aproveitou a passagem pelo município de Codó para pedir proteção e tomar um banho preparado especialmente pelo babalorixá Bita do Barão.
Na foto acima, o mentor espiritual da família Sarney posa ao lado de Paulinha, exibindo um adesivo com o número do candidato da governadora Roseana no peito, mostrando apoio ao concorrente apoiado pela família Sarney.
 Foi o Pai Bita foi quem orientou o playboy de Brasília a usar o nome “Lobão Filho”, assim como aconselhou ele a só vestir a cores branca e azul e lançar a candidatura na data destinada ao culto de Ogum – 23 de abril.
Blog Marrapá.
Paulinha Lobão foi a Codó pra conversar com o Bita do Barão, mas pelo jeito não vai dar jeito pra vitória do marido, essa oligarquia tem que sair do poder, pois recentemente saiu no jornal nacional a governo do Maranhão envolvida sob acusação de comandar um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões, a um assessor especial da Casa Civil do Maranhão, nomeado pela governadora Roseana Sarney (PMDB).

IFMA realizará audiência pública em Colinas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão realizará no dia 19 de Setembro Audiência Publica em Colinas. O objetivo do evento é o de definir os Eixos Tecnologicos e os cursos que serão ofertados no Campus Avançado de Colinas.

A expectativa é que quatrocentas pessoas participem.  O evento contará com o apoio da Prefeitura de Colinas.

 

Prefeitura de Colinas divulga resultado de Concurso

A Prefeitura Municipal de Colinas e o Instituto Machado de Assis divulgaram no início da tarde desta terça-feira, dia 19, o resultado parcial do concurso público para o preenchimento de 160 vagas que foram disputadas por milhares de candidatos a diversos cargos para o quadro efetivo de pessoal do município.

Os aprovados preencherão essas vagas em cargos de todos os níveis como vigilante, enfermeiro, médico, assistente social, psicólogo, contador, dentre outros, com salários que variam de R$ 724,00 a R$ 3.500,00.

O concurso é válido por um ano e prorrogável por mais um.

Clique Aqui ara acessar o resultado parcial de todos os cargos.

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Colinas

6 visitantes online agora
1 visitantes, 5 bots, 0 membros
Máx. de visitantes hoje: 19 às 02:33 am UTC
Este mês: 57 às 09-17-2014 01:28 pm UTC
Este ano: 57 às 08-27-2014 05:20 am UTC
No total: 68 às 04-12-2013 03:28 pm UTC
Visit Us On TwitterVisit Us On Facebook