Médio Sertão: Flávio Dino consegue maior vantagem em Pastos Bons e Paraibano

Mesmo apoiado por praticamente todos os prefeitos do M√©dio Sert√£o, e incentivados pelo fator financeiro, o candidato Edinho Lob√£o amargou derrota na maioria das cidades da Regi√£o. As maiores vota√ß√Ķes percentuais dadas a Fl√°vio Dino na regi√£o foram em Pastos Bons e Paraibano. Vejam abaixo o resultado em ordem decrescente por cidades da regi√£o:

Pastos Bons:

Fl√°vio Dino: 71,53%

Edinho: 28,01%

Paraibano:

Fl√°vio Dino: 70,03%

Edinho: 29,65%

Fortuna:

Fl√°vio Dino: 66,89%

Edinho: 32,61%

S√£o Francisco do Maranh√£o:

Fl√°vio Dino: 62,07%

Edinho: 37,72%

Colinas:

Fl√°vio Dino: 60,05%

Edinho: 39,38%

Bar√£o de Graja√ļ:

Fl√°vio Dino: 56,20%

Edinho: 43,26%

S√£o Jo√£o dos Patos:

Fl√°vio Dino: 55,07%

Edinho: 44,15%

Lagoa do Mato

Fl√°vio Dino: 53,95%

Edinho: 45,92%

Cidades que Edinho Lob√£o venceu:

Mirador:

Fl√°vio Dino: 37,27%

Edinho: 62,31%

Passagem Franca:

Fl√°vio Dino: 47,54%

Edinho: 52,09%

Jatob√°:

Fl√°vio Dino: 44,81%

Edinho: 55,07%

Sucupira do Norte:

Fl√°vio Dino: 47,44%

Edinho: 51,69%

Buriti Bravo:

Fl√°vio Dino: 47,71%

Edinho: 52,04%

Sucupira do Riach√£o:

Fl√°vio Dino: 43,54%

Edinho: 56,11%

Veja resultado Final em relação à Colinas

A vontade de derrotar o Imp√©rio Sarney, associado √° uma campanha impec√°vel de Fl√°vio Dino gerou uma vit√≥ria consagradora da oposi√ß√£o, confirmando os n√ļmeros da Pesquisa Exata, Data M e Econom√©trica. O Ibope mais uma vez errou no Maranh√£o atribuindo somente uma diferen√ßa de 18 pontos, e n√£o 30 pontos como foi confirmado. Abaixo mostramos o resultado em rela√ß√£o √† Colinas:

Resultados de Colinas:

Governador:

Flávio Dino:  9687 votos(60,05%)

Edinho Lob√£o: 6353 votos( 39,38%)

Senador:

Roberto Rocha: 8381(53,78%)

Gast√£o: 7134( 45,78)

Deputado Federal:

1¬ļ Z√© Reinaldo: 4414(25,6%)

2¬ļPedro Fernandes: 3986( 23,12%)

3¬ļ Sarney Filho: 2809(16,29%)

4¬ļ Alberto Filho: 1199(6,95%)

5¬ļ Z√© Renato: 595( 3,45%)

6¬ļ Rubens Junior: 408( 2,37%)

7¬ļ Z√© M√°rio: 263( 1,53%)

8¬ļ Z√© Carlos: 235(1,36%)

Deputado Estadual:

1¬ļ Nina Melo: 4600(26,14%)

2¬ļ Z√© Eider: 3992 (22,69%)

3¬ļ Humberto Coutinho: 2649(15,06%)

4¬ļ Ana do G√°s: 1627( 9,25%)

5¬ļ Stenio Rezende: 621

Presidente:

Dilma: 13821( 82,24%)

Aécio: 1693(10,07%)

Marina: 1134(6,75%)

 

Imagem do dia

Na foto, o trio da mudança percorrendo a Baixada Maranhense: Flávio Dino 65, Roberto Rocha 400 e Rubens Pereira Junior 6565.

IFMA em Colinas: audi√™ncia p√ļblica define eixos tecnol√≥gicos e cursos

Fonte: Ascom IFMA

Na sexta-feira, 19, uma audi√™ncia p√ļblica realizada no audit√≥rio do Centro de Estudos Superiores de Colinas (CESCO) apresentou os eixos tecnol√≥gicos e cursos t√©cnicos escolhidos pela sociedade civil e previstos para serem ofertados no campus do Instituto Federal do Maranh√£o, no munic√≠pio. A solenidade contou com a participa√ß√£o de 486 pessoas, sendo 414 estudantes.

O processo de implanta√ß√£o do campus do IFMA em Colinas teve in√≠cio em 2012. A princ√≠pio, seria instalado um Centro Vocacional Tecnol√≥gico (CVT), mas a partir de esfor√ßos conjuntos do Instituto e da Prefeitura Municipal, foi viabilizda a constru√ß√£o de um campus, num terreno de cinco hectares doado pelo munic√≠pio.¬†‚ÄúEsse √© um momento importante para definir os eixos, √°reas e cursos que estaremos oferecendo para a popula√ß√£o de Colinas e regi√£o. √Č fundamental que a comunidade tenha voz nesse processo. Novos horizontes vir√£o; novos frutos vir√£o!‚ÄĚ, destacou o reitor do IFMA, Roberto Brand√£o.

‚ÄúUm campus do IFMA vai mudar a realidade do nosso povo. Teremos aqui um centro referencial de ensino‚ÄĚ, afirmou o prefeito de Colinas, Ant√īnio Carlos. Da mesma forma, a secret√°ria municipal de Educa√ß√£o, Mauric√©lia Carneiro, apontou a import√Ęncia do momento. ‚ÄúColinas est√° em festa! Os cursos trar√£o para nossa cidade profissionais competentes e qualificados‚ÄĚ, avaliou.
Jairo Henrique Pereira, presidente da Associa√ß√£o Comercial de Colinas, acredita que a oferta de cursos t√©cnicos vai ajudar os jovens a desenvolver habilidades exigidas nas diferentes carreiras. ‚ÄúOs cursos elencados foram os mais importantes para a nossa realidade. De imediato, voc√™s ser√£o inseridos no mercado de trabalho‚ÄĚ, analisou.
Carlos Eduardo Guimar√£es, estudante do 3¬ļ ano do Ensino M√©dio e um dos relatores do segmento ‚ÄúEstudantes‚ÄĚ manifestou sua satisfa√ß√£o com a chegada do IFMA a Colinas. ‚ÄúOs jovens daqui n√£o v√£o mais precisar se deslocar para dar continuidade aos estudos. A qualifica√ß√£o vai proporcionar um aumento na oferta de emprego e oportunidades‚ÄĚ, comentou.

Metodologia da Audiência

A audi√™ncia p√ļblica realizada na sexta-feira marca a culmin√Ęncia de um processo de mobiliza√ß√£o dos estudantes e da sociedade civil de Colinas. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMA, Agenor Filho e pela chefe do Departamento de Pol√≠ticas Especiais da Pr√≥-Reitoria de Ensino, Alice Cadete.
A equipe aplicou question√°rios para a defini√ß√£o dos eixos tem√°ticos e cursos e dividiu o p√ļblico-alvo em tr√™s segmentos: profissionais da Educa√ß√£o, estudantes e sociedade civil. Os eixos mais votados por cada segmento foram Meio ambiente, sa√ļde e seguran√ßa; Gest√£o e neg√≥cios; e Recursos naturais. Ap√≥s essa fase, o IFMA vai realizar a tabula√ß√£o dos dados e os tr√Ęmites necess√°rios para a instala√ß√£o definitiva do campus.

Inicialmente, os cursos funcionarão no prédio do CESCO. O reitor estima que dentro de trinta dias seja lançado o edital de licitação para a edificação do novo campus.

Jatobá: Rubens Junior é ovacionado

O federal de todos nós, Rubens Pereira Jr., participou de uma grande carreata na cidade de Jatobá. Ao lado dos vereadores Ronaldo e Cutia, Dr Gerson e o líder politico Louro, Rubens Jr.  foi bastante prestigiado.

A cidade foi tomada pelo “vermelho da esperan√ßa” e milhares de pessoas seguiram em carreata pelas ruas da cidade.

Após o evento, a caravana da mudança seguiu para a cidade de Fortuna, onde foi recebida por uma multidão.

Ibope mostra crescimento de Fl√°vio Dino e queda de Lob√£o Filho

G1 Maranh√£o

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (20) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo do Maranhão:

Fl√°vio Dino (PC do B) ‚Äď 48% das inten√ß√Ķes de voto
Lob√£o Filho (PMDB) ‚Äď 27%
Outros ‚Äď 1%
Branco/nulo ‚Äď 8%
N√£o sabe/n√£o respondeu ‚Äď 16%

No levantamento anterior, no dia 6 de setembro, Fl√°vio Dino tinha 42% e Lob√£o Filho, 30%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Mirante.

Rejeição
A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Confira abaixo:

- Lob√£o Filho: 31%
‚Äď Fl√°vio Dino: 13%
‚Äď Os demais candidatos apresentam √≠ndices que variam entre 6% e 10%.
Poderia votar em todos: 9%
N√£o sabe ou n√£o respondeu: 38%

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa est√° registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranh√£o (TRE-MA) sob o n√ļmero MA-00052/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo No BR-00696/2014.

Colinas: Marcio Jerry confirma vinda de Flávio Dino no próximo sábado(13)

Marcio Jerry anuncia vinda de Fl√°vio Dino √° Colinas

O Coordenador de Campanha do candidato Flávio Dino, Marcio Jerry, confirmou a vinda do candidato no próximo sábado para Colinas(13). Uma grande caminhada marcará o reencontro de Flávio com o povo de Colinas. Abaixo Marcio Jerry convoca os colinenses:

Caros amigos e amigas de nossa querida Colinas,

√Č com muita alegria que confirmo a tod@s que chegou o grande dia: s√°bado pr√≥ximo, dia 13, √†s 18 horas, a caravana da MUDAN√áA no Maranh√£o estar√° em nossa cidade.
O próximo governador Flávio Dino, o próximo vice governador Carlos Brandão, o nosso senador Roberto Rocha, candidatos a deputado federal e estadual, estaremos juntos com nossas lideranças para um grande ato político reforçando a campanha vitoriosa que dará fim ao longo ciclo oligárquico que atrasa o Maranhão.
Será um ato de todos. De todos que querem um Maranhão diferente. Não importa a que grupo político pertença ou simpatize em Colinas. O que nos une nesse momento histórico é o Maranhão e a perspectiva de implantar um governo que ajude todos os municípios independente de cor partidária.
Vamos proclamar a rep√ļblica em nosso Maranh√£o.
Aguarde o nosso ato de sábado, participe, mobilize. Estamos caminhando firmes para a vitória. VENCEREMOS !
Abraço a tod@s, até sábado.
M√°rcio Jerry Saraiva Barroso

Denuncias de Ex-Diretor da Petrobr√°s podem aniquilar candidatura de Edinho Lobao

(Revista Veja)

Antes de aceitar o acordo de dela√ß√£o premiada, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa antecipou o efeito devastador de suas den√ļncias: ‚ÄúSe eu falar, n√£o vai ter elei√ß√£o‚ÄĚ. Temendo sair como o √ļnico prejudicado ap√≥s as revela√ß√Ķes de propina e corrup√ß√£o dentro da estatal, o executivo decidiu relatar √† Pol√≠cia Federal como e com quem agiu ‚Äď e, conforme VEJA revelou na edi√ß√£o desta semana, trouxe uma lista de tr√™s governadores, seis senadores, um ministro de Estado e pelo menos 25 deputados federais que embolsaram ou tiraram proveito de parte do dinheiro roubado dos cofres da estatal. As den√ļncias atingem, direta ou indiretamente, ao menos quatro candidaturas a governos estaduais. No Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Alagoas e Maranh√£o a corrida eleitoral deve ganhar novos contornos ap√≥s ter nomes de candidatos ou herdeiros pol√≠ticos citados por Costa.

O ex-diretor de Abastecimento agia em parceira com o doleiro Alberto Yousseff, considerado piv√ī do megaesquema de lavagem de dinheiro. Os dois comandaram a a√ß√£o, descoberta na opera√ß√£o Lava Jato da Pol√≠cia Federal, com movimenta√ß√£o superior a 10 bilh√Ķes de reais, em que foram desviadas verbas da estatal para o bolso de pol√≠ticos e partidos. O caso veio √† tona em mar√ßo deste ano e, com detalhes ainda mais contundentes revelados a um m√™s das elei√ß√Ķes, deve incendiar ainda mais a campanha eleitoral.

Um dos envolvidos √© o mais antigo deputado da C√Ęmara dos Deputados e atual presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Para a sua primeira disputa ao governo potiguar, ele montou uma ampla base de apoio e conseguiu assumir a lideran√ßa nas pesquisas: tem, atualmente, 40% de inten√ß√Ķes de voto, de acordo com o Ibope. O candidato se apressa para evitar que as den√ļncias respinguem sobre seu projeto eleitoral. ‚ÄúNunca pedi nem recebi quaisquer recursos do Paulo Roberto Costa. As insinua√ß√Ķes publicadas, de forma gen√©rica e sem apresentar evid√™ncias sobre o meu nome, n√£o podem ser tomadas como den√ļncia formal nem fundamentada‚ÄĚ, disse, em nota, neste s√°bado. Alves afirmou ainda que n√£o h√° provas contra ele e apontou para uma poss√≠vel manipula√ß√£o do epis√≥dio na campanha eleitoral.

Edinho Lob√£o, filho do ministro de Minas e Energia, Edison Lob√£o, apontado como um dos beneficiados pelo propinoduto da Petrobras. Edinho Lob√£o, filho do ministro de Minas e Energia, Edison Lob√£o, apontado como um dos beneficiados pelo propinoduto da Petrobras.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tamb√©m comp√Ķe a extensa lista de nomes relatados pelo ex-diretor da Petrobras. Ele ainda est√° na metade do mandato e n√£o √© candidato no pleito deste ano ‚ÄĒ mas tem como projeto pessoal a elei√ß√£o de seu herdeiro, o deputado Renan Filho, para o governo de Alagoas. Com o nome de um dos principais caciques alagoanos, Renanzinho, como √© conhecido, lidera as pesquisas eleitorais e, se nada mudar, pode ser eleito logo em primeiro turno. Em meio √†s novas den√ļncias que envolvem o pai, ele tenta se desvincular do caso de corrup√ß√£o. ‚ÄúEu sou parlamentar e n√£o posso falar sobre outros parlamentares. Eu n√£o fui citado. Mudaria algo se eu tivesse sido. O candidato sou eu‚ÄĚ, disse ao site de VEJA, fugindo de responder outras perguntas.

Outro herdeiro pol√≠tico que pode sofrer consequ√™ncias pelo envolvimento do pai √© o senador Lob√£o Filho (PMDB-MA), candidato ao governo do Maranh√£o. O ministro de Minas e Energia Edison Lob√£o agora ser√° investigado pela PF com a dela√ß√£o de Costa, assim como a ex-governadora Roseana Sarney, tamb√©m lembrada em depoimento. Os dois s√£o os principais fiadores da campanha do senador peemedebista, o que d√° ainda maior for√ßa √† oposi√ß√£o em um Estado devastado ap√≥s d√©cadas da gest√£o Sarney. ‚ÄúChega. Basta. Hora de tirar o Maranh√£o das p√°ginas policiais. Essa gente enrolada com a Pol√≠cia Federal n√£o pode continuar no governo‚ÄĚ, disse, pelo Twitter, o candidato do PCdoB Flavio Dino. ‚ÄúBasta de esc√Ęndalos com doleiros, lagostas e propinas‚ÄĚ, continuou, evidenciando que o caso ser√° incorporado √† sua artilharia contra Lob√£o Filho.

No Rio de Janeiro, o candidato Luiz Fernando Pez√£o (PMDB) tem pela frente mais uma heran√ßa negativa de seu antecessor. O governo de S√©rgio Cabral foi encerrado com alt√≠ssima taxa de rejei√ß√£o e, agora envolvido nas den√ļncias da Petrobras, deve dar ainda mais margem para os advers√°rios tentarem desqualificar a gest√£o peemedebista. ‚ÄúO que foi revelado ainda √© muito pouco perto do que o Cabral vai ter de explicar nos pr√≥ximos dias. N√£o h√° novidade de ele estar envolvido em casos de corrup√ß√£o‚ÄĚ, disse ao site de VEJA o tamb√©m candidato Anthony Garotinho (PR), um dos mais duros oposicionistas a Cabral e Pez√£o. Na tentativa de abafar o caso, Pez√£o pediu calma para que as den√ļncias sejam apuradas e afirmou que ‚Äúnunca viu Cabral pedindo um cargo em minist√©rio‚ÄĚ.

Pesquisa Exata/ TV Guar√° confirma ampla vantagem de Fl√°vio Dino

Fonte: http://www.tvguara.com/portalguara/eleicoes2014/item/6114-pesquisa-exata-governador

Em parceria com a Federa√ß√£o das Ind√ļstrias do Estado do Maranh√£o (Fiema), a TV Guar√° divulga nova Pesquisa de Inten√ß√£o de Voto para as Elei√ß√Ķes de 2014. A sondagem foi realizada pelo Instituto Exata entre os dias 23 e 28 de agosto, quando foram ouvidas 1.400 pessoas em 45 munic√≠pios maranhenses escolhidos aleatoriamente, mas contemplando as quatro regi√Ķes do estado e a ilha de S√£o Lu√≠s. A margem de erro da pesquisa √© de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com n√≠vel de confian√ßa de 95%. Foram questionadas as inten√ß√Ķes de voto para governador e senador; levantamento que foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o protocolo MA ‚Äď 00038/2014;¬† tamb√©m foi observada a inten√ß√£o de voto para presidente da Rep√ļblica, consulta que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o n√ļmero BR ‚Äst00482/2014.

A Pesquisa Exata/TV Guar√° – Fiema traz quatro sondagens distintas sobre a inten√ß√£o de voto para governador do Estado: pesquisa estimulada, espont√Ęnea, cen√°rio de segundo turno e rejei√ß√£o.

Na consulta estimulada sobre a disputa para o Governo do Estado, o cen√°rio n√£o apresentou mudan√ßas. O candidato com melhor desempenho, Fl√°vio Dino (PCdoB), manteve os mesmos 30 pontos percentuais de vantagem sobre o seu principal oponente, Lob√£o Filho (PMDB). Na pesquisa anterior Dino aparecia com 56% das inten√ß√Ķes de voto, agora tem 55%. Lob√£o Filho tamb√©m caiu um ponto e agora tem 25%.

Na sondagem espont√Ęnea, Fl√°vio Dino subiu de 30% para 34%. Lob√£o Filho que aparecia com 13% das inten√ß√Ķes de voto, agora tem 14%. A pesquisa espont√Ęnea √© aquela na qual n√£o √© apresentada a lista com o nome dos candidatos. Nesse caso o nome da governadora Roseana Sarney (PMDB) foi lembrado por 1% dos entrevistados.

Na consulta sobre a rejeição dos candidatos, Lobão Filho reduziu um ponto percentual, baixando de 39% para 38%. Flávio Dino também diminuiu sua rejeição de 16% para 15%.

Para Presidente

Em parceria com a Federa√ß√£o das Ind√ļstrias do Estado do Maranh√£o (Fiema), a TV Guar√° divulga nova Pesquisa de Inten√ß√£o de Voto para as Elei√ß√Ķes de 2014.

Na sondagem sobre a inten√ß√Ķes de voto do eleitor maranhense para presidente da Rep√ļblica, a confirma√ß√£o do nome de Marina Silva como candidata e a participa√ß√£o dela na propaganda eleitoral de R√°dio e TV tamb√©m causaram mudan√ßa significativa. Dilma Rousseff (PT) caiu de 64% para 57%. E enquanto Eduardo Campos, candidato do PSB que faleceu em acidente a√©reo, tinha 7%; sua substituta, Marina Silva, alcan√ßou 28% das inten√ß√Ķes de voto.

A sondagem foi realizada pelo Instituto Exata entre os dias 23 e 28 de agosto, quando foram ouvidas 1.400 pessoas em 45 munic√≠pios maranhenses escolhidos aleatoriamente, mas contemplando as quatro regi√Ķes do estado e a ilha de S√£o Lu√≠s. A margem de erro da pesquisa √© de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com n√≠vel de confian√ßa de 95%. O levantamento que foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o n√ļmero BR ‚Äď 00482/2014.

Lula e o Maranh√£o

Por John Cutrim

O ex-presidente Lula parece não ligar muito para o sentimento da imensa maioria dos maranhenses, que segundo todas as pesquisas querem experimentar um outro ciclo político distinto do que há quase 50 anos dá as cartas no Maranhão. Ao pedir votos para Lobão Filho (PMDB), Lula agrada Sarney e desagrada a maioria do eleitorado maranhense, incluindo aquele da própria presidente Dilma em busca de reeleição.

Mais grave √© que Lula parece n√£o ligar muito para o destino dos maranhenses. Afinal, em 2010, ele promoveu um processo in√©dito de mudar no Diret√≥rio Nacional do PT uma decis√£o soberana e democr√°tica do PT maranhense que decidiu se aliar a Fl√°vio Dino, o mesmo Fl√°vio Dino que agora √© novamente enfrenta o grupo Sarney. E pra que serviram esses 4 anos de governo de Roseana ? O que mudou no Maranh√£o para melhor? Para que serviu o gesto de Lula violentando o PT? O Maranh√£o continuou √† margem do Brasil, sustentando indicadores sociais sofr√≠veis, na rabeira do Brasil. Lula, claro, √© c√ļmplice direto desses 4 anos de tempo perdido para o Maranh√£o.

Talvez as novas pesquisas fa√ßam Lula pensar melhor. √Č que h√° informa√ß√Ķes nos bastidores, bem fundamentadas, de que Marina j√° aparece no retrovisor de Dilma aqui no Maranh√£o. Marina est√° com Fl√°vio Dino, que tem aliados apoiando Dilma.

Ao vincular a campanha de Dilma à de Lobão Filho, Lula fica de bem com Sarney , mas causa inegável estrago na candidatura da atual presidente.

5 visitantes online agora
3 visitantes, 2 bots, 0 membros
Máx. de visitantes hoje: 40 às 04:37 am UTC
Este mês: 54 às 10-30-2014 09:21 am UTC
Este ano: 57 às 08-27-2014 05:20 am UTC
No total: 68 às 04-12-2013 03:28 pm UTC
Visit Us On TwitterVisit Us On Facebook