Dia da Independência revive tempos aureos do CINEC

A data comemorativa da Independência do Brasil, em Colinas, foi marcada pela reverência a um dos momentos mais importantes da história de Colinas, em que o CINEC tornou-se referência nacional com a experiência educacional implantada pelo Padre Macedo.

Com o tema, CINEC: História, Cultura e  Arte, reviveu-se tempos áureos em que nossa cidade tornou-se referência nacional, tendo inclusive  ocupado matéria especial na Revista Veja de nº 3 de 25 de Setembro de 1968.  A experiência de ensino baseado nas ideias de Paulo Freire, mas principalmente na criatividade e competência de Padre Macedo, levaram Colinas a um patamar educacional jamais reconquistado na história de Colinas.

Os estudantes representaram o CINEC  em que a Escola funcionava como uma República Estudantil, com o Presidente, Ministros, Senadores e Deputados,Tribunais e até uma Milicia Estudantil, que correspondia ás Forças Armadas Colinenses. Os partidos políticos também foram representados. Na época, três partidos políticos representavam os estudantes: O Movimento Trabalhista dos estudantes Colinenses, a Legião dos Estudantes Renovadores e a União Democrática Estudantil.

Varias homenagens foram prestadas, dentre elas, ao Professor e Padre Macedo, o idealizador e mentor do CINEC.

O desfile mostrou aos jovens Colinenses o CINEC de outrora, com seu exemplo de cultura, arte e cidadania. Para os ex-alunos que assistiam ao desfile, a emoção tomou conta.  Acompanhados pela Fanfarra e uma bandinha, os estudantes colinenses fizeram um das maiores apresentações referentes ao Dia da Independência já visto em Colinas.(www.colinas.ma.gov.br)

Vejam as fotos:

cinec6

Both comments and pings are currently closed.

5 Responses to “Dia da Independência revive tempos aureos do CINEC”

  1. Fachincam disse:

    testando tradução plugin

  2. Fachincam disse:

    Olá Samuel, o teste do plugin também mostra que ele não esta com problemas…

  3. lluiza disse:

    Testando via site…
    Teste cinco de comentário, agora usando navegador Spark

  4. Muito bonito.Estudei neste colegio e tenho muito orgulho disto,fico muito feliz por este colégio esta sendo homenageado neste sete de setembro. traz muitas recordaçôes.

  5. Sinto muita saudade da quela época .Ex: Professora Rita Porto e Consola Nunes.

10 visitantes online agora
7 visitantes, 3 bots, 0 membros
Máx. de visitantes hoje: 15 às 03:09 am UTC
Este mês: 50 às 10-11-2014 01:56 pm UTC
Este ano: 57 às 08-27-2014 05:20 am UTC
No total: 68 às 04-12-2013 03:28 pm UTC
Visit Us On TwitterVisit Us On Facebook